Notícia

Câmara dos Deputados lançará o Sistema de Informações Eleitorais nesta quinta


A Consultoria Legislativa, em parceria com o Centro de Informática e a Diretoria Legislativa da Câmara dos Deputados lança, nesta quinta-feira (31), o Sistema de Informações Eleitorais (Siele), que visa facilitar a análise de dados relativos às eleições gerais de 2010 e 2014. O evento ocorre às 15 horas, no plenário 14. Na ocasião, haverá uma demonstração de seu funcionamento.


O novo sistema reúne dados das eleições de 2010 e 2014 e permite levantar informações sobre a idade, sexo e etnia de cada candidato de forma cruzada com os locais das candidaturas, partidos e desempenho nas urnas.


Também é possível pesquisar dados sobre a prestação de contas das campanhas, entre vários outros tipos de busca. Futuramente, quando deverá migrar para o portal de internet, o sistema irá agregar os dados das eleições de 2012.


Com o Sistema de Informações Eleitorais, a Consultoria Legislativa pretende colaborar para os trabalhos da área política, especialmente lideranças e gabinetes parlamentares, bem como das áreas técnico-administrativa e de formação e pesquisa, como a Secretaria-Geral da Mesa e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento. Com a expansão do acesso para o público em geral, via internet, o sistema terá como beneficiários cientistas políticos, jornalistas e outros estudiosos do assunto.


Funcionalidades e filtros de busca


Uma das grandes vantagens do Siele é a versatilidade que possibilita definir filtros de análise em cada relatório. Ao buscar informações sobre os gastos de campanha, por exemplo, o usuário pode facilmente estabelecer quais anos, cargo, estado, partido ele quer considerar em sua pesquisa.


Em sua tela inicial, o sistema trará uma visão geral das eleições de 2010 e 2014, como a variação de número de candidatos e gastos totais nas eleições, comparativo entre perfil de candidatos e eleitos, maiores votações para deputado federal, entre outros.


Além dessa tela inicial, o usuário pode acessar análises mais detalhadas sobre quatro grupos (divididos em abas separadas no sistema): perfil dos candidatos, perfil dos eleitos, resultados gerais e gastos de campanha.


Perfil dos candidatos:


- Candidatos por grau de instrução;


- Proporção de candidatos por cargo e gênero;


- Candidatos por raça/cor em 2014;


Perfil dos eleitos:


- Eleitos por grau de instrução;


- Eleitos por cargo e gênero;


- Eleitos por raça/cor em 2014;


Resultados gerais:


- Votação nominal e por legenda dos eleitos, agregada por cargo e UF;


- Votação dos eleitos, detalhada por candidato;


Gastos de campanha:


- Gastos declarados por cargo;


- Gastos declarados nas campanhas para as eleições de 2010 e 2014, por tipo de candidatura, discriminando gastos de comitês e partidos;


- Comparação dos gastos dos candidatos eleitos e dos não eleitos por cargo e UF;


- Gastos dos candidatos eleitos por categoria e tipo;


- Gastos totais por "fonte" da declaração (candidato, comitê ou partido) – sem dupla contagem.


Os usuários poderão consultar dados agregados com alternativas de cruzamento de informações que permitem aprofundar a análise como, por exemplo, a proporção de mulheres que se candidatou ou se elegeu para cada cargo em disputa ou comparar a média de gastos dos candidatos eleitos com a média dos não eleitos, entre diversos outros cruzamentos das informações eleitorais.


Dados


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga, a cada eleição, dados detalhados sobre os candidatos, suas respectivas campanhas e os resultados nas urnas. No entanto, a análise mais aprofundada dessas informações muitas vezes esbarra em dificuldades tais como o grande volume de dados e o formato em que eles são apresentados na internet.


Nem sempre é possível fazer, de forma rápida, cruzamentos entre os dados ou estudos comparativos do perfil dos candidatos e seus desempenhos nas eleições. Para facilitar essa tarefa, a Consultoria Legislativa da Câmara trabalhou junto com o Centro de Informática para criar um novo banco de dados e um sistema com interfaces mais acessíveis, que facilitassem estudos e comparações dos dados armazenados pelo TSE. O projeto teve como principal objetivo auxiliar as atividades da Comissão Especial da Reforma Política, instalada em fevereiro de 2015.


Evolução


Os próximos passos desse projeto institucional serão disponibilizar no sistema os dados das eleições municipais de 2012 e, posteriormente, oferecer o serviço na internet a todos os cidadãos e eleitores, por meio da página da Câmara dos Deputados.


Fonte: Agência Câmara Notícias


31/03/2016

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.