Notícia

“Cuidar do trabalhador, também é cuidar da família do trabalhador”. Assim atua o lutador Nilson Duarte Costa, presidente do sindicato da construção pesada e da UGT-RJ


Nesta edição, entrevistamos o dirigente NILSON DUARTE COSTA, presidente do SITRAICP (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada – RJ) e também presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT no Rio de Janeiro.


Daniel Mazola e Nilson Duarte. Foto: TIS.


Desde o momento que nossa equipe chegou na sede do SITRAICP para a entrevista (localizada na Avenida Presidente Vargas próximo a Central do Brasil), na ultima quinta-feira (30), era visível o alto fluxo de trabalhadores no local utilizando os serviços da entidade. Havia um farto material gráfico para distribuição aos trabalhadores, desde cartilhas de segurança – algo que por definição deveria ser responsabilidade das empresas contratantes – até informativos dos diversos serviços.


Conforme nossa conversa se iniciou, o presidente explicou passo a passo como funciona o sindicato, falou com emoção das diversas conquistas e lutas da categoria da construção pesada – mesmo diante de um quadro desanimador no cenário nacional para os trabalhadores.


Constatamos que além do contínuo fluxo de sindicalizados naquele espaço, havia também um número significativo de outros serviços em subsedes, entre serviços jurídicos, dentários e até mesmo atendimentos médicos, inclusive bem acima do que estipula a Lei – nitidamente o que marcou foi ver o cuidado com o trabalhador da categoria e com os familiares de cada um deles.


Com uma carta sindical recente para a categoria específica da construção pesada – que envolve mega construções de infraestrutura – o SITRAICP tem feito seu papel com maestria, mesmo num cenário bastante adverso, uma vez que esta categoria sofre irremediavelmente com os efeitos das crises econômicas, se configurando atualmente num decréscimo contínuo no número de trabalhadores empregados.


Conforme a entrevista avançava, era nítida a dedicação para com os trabalhadores até mesmo na parte de alimentação e cestas básicas. Cuidar do trabalhador, também é cuidar da família do trabalhador, Nilson Duarte não abre mão dessa justa bandeira. Vale destacar: a responsabilidade do bravo dirigente com o Movimento Sindical brasileiro é redobrada, ele disse que a UGT-RJ é hoje a maior central em número de sindicatos filiados e a segunda em número de trabalhadores no Estado. Confira a lúcida entrevista no link http://www.tribunadaimprensasindical.com/2016/07/cuidar-do-trabalhador-tambem-e-cuidar.html



Clique aqui para ver o Video

Fonte: Brasil 2 pontos


12/07/2016

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.