Notícia

UGT-RJ vai às ruas de Niterói para celebrar o Dia da Mulher Negra


A União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), através das secretarias da Diversidade e da Mulher, está marcando presença nas atividades comemorativas do 25 de julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.


Na última segunda-feira, 25, a central sindical foi às ruas de Niterói, com trabalhadores e entidades dos movimentos sociais, para lançar a terceira edição da Cartilha da Diversidade Humana – Promovendo a Inclusão mo Ambiente de Trabalho.


O evento, coordenado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Niterói (Compir), teve diversas atrações culturais como música, dança, exposição de artesanatos, palestras e a prestação de serviços de cabeleireiros pelos profissionais do Salão Escola do Sindicato do Asseio e Conservação de Niterói (Sintacluns), entidade filiada à UGT.


De acordo com a secretária da Diversidade Humana, Ana Cristina dos Santos, a proposta de interagir com a população obteve bom êxito. “Atingimos o objetivo de estarmos nas ruas, atendendo, ainda, uma das deliberações das conferências da UGT. Também foi uma ótima oportunidade para lançarmos a terceira edição da cartilha, onde damos visibilidade à Década Internacional de Afrodescendentes e seus objetivos”.


Sobre a data festiva, Ana Cristina comenta, ainda, os avanços conquistados ao longo dos anos de lutas. “O próprio 25 de julho, um dia de visibilidade, reconhecimento e reflexão, representa uma grande conquista. Além disso, leis como o Estatuto da Igualdade Racial e a nova legislação das trabalhadoras domésticas que, em sua grande maioria, são mulheres negras”, ressalta ela, alertando para a necessidade de continuar na luta pelo fim da violência, da discriminação, do racismo, da intolerância e da homofobia que ainda persistem no cotidiano das mulheres negras.


Secretária Adjunta da Mulher, Celina Cruz Conceição informa que as atividades tiveram tão boa repercussão que resultou no convite, pelo Compir, para que os artesãos passem a expor seus produtos mensalmente no Terminal Rodoviário de Niterói. “Mais uma conquista”, vibra Celina.


Neste domingo, 31, a UGT-RJ continua nas celebrações do 25 de julho com a participação na II Marcha das Mulheres Negras, em Copacabana, Zona Sul do Rio


27/07/2016

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.