Notícia

UGT-RJ e 3.Com certificam os alunos dos cursos de informática de 2017


Na última sexta-feira, 16, a União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ) realizou a certificação dos alunos dos cursos de informática promovidos pelo Centro de Inclusão Digital ao longo do ano de 2017.


A cerimônia aconteceu no auditório da central sindical no Centro do Rio. Presidente da estadual ugetista, Nilson Duarte Costa deu as boas vindas aos formandos, parabenizou-os pela determinação e falou sobre a importância da inclusão digital no dia a dia e, principalmente, para o mercado de trabalho.


“Agradeço a Deus por termos conseguido formar mais uma família”, disse ele, comentando a importância de os alunos se manterem atualizados e lamentando, ainda, a interrupção do processo de formação em 2018 por conta do momento em que o movimento sindical está passando. “Tivemos que cortar custos, reduzir o número de funcionários e outras despesas”, esclareceu ele, alertando que as mudanças impostas pela reforma trabalhista infelizmente caíram sobre a classe trabalhadora.


Revelando-se otimista, no entanto, o presidente chamou a atenção de todos para as eleições de outubro, quando, na sua opinião, “teremos a oportunidade de mudar o país”. Segundo Nilson, a UGT está fazendo sua parte ao indicar cerca de 10 candidatos às eleições, lideranças comprometidas com a defesa dos interesses dos trabalhadores.


O projeto de inclusão digital da UGT-RJ, uma parceria com a empresa 3.Com e sob coordenação do professor Richard Coimbra, já formou cerca de 1.000 alunos, desde a sua implantação, há 8 anos. Em 2017, foram 92 certificações e os alunos puderam compartilhar experiências e novos aprendizados com mais um professor, Carlos Thiago Barbosa, além de Marcelo Cavalcante.


“Nesse período” destacou Cavalcante, “formamos amigos, laços fraternos, uma onda de relacionamentos. A crise é momentânea e esse é o momento de olhar pela perspectiva de soluções. É diante da crise que se cria oportunidades para ultrapassá-la”.


Opinião dos formandos


“Foi uma luz pra mim a UGT ter patrocinado este curso”, afirmou Jorgelino dos Santos, um dos formandos, diretor do Sindicato dos Cabineiros.


“Uma família que construí aqui”, disse emocionada Rosane Mendonça, cuja fala foi endossada pela representante do Sindicato dos Securitários, Pamela Shenya Pinto de Souza que ressaltou a dedicação dos professores.


Pamela declarou, ainda, que os conhecimentos adquiridos têm contribuído muito para o trabalho realizado na entidade sindical, de onde, aliás, participaram outros funcionários e diretores.


“A expectativa inicial é que seria algo rápido, mas hoje me vejo dando pitacos na área de informática”, atestou o aposentado Pedro Paulo Oliveira, confessando-se totalmente leigo antes dos cursos.


O legado da formação


Diretor da empresa parceira 3.Com, Richard Coimbra falou sobre a satisfação de compartilhar conhecimentos e dos resultados obtidos ao longo do processo de formação. “O Projeto +1 foi implantado em Duque de Caxias, no Sindicato da Construção Civil (Siticommm, entidade filiada à UGT-RJ), onde formamos mais de 4mil pessoas. Acrescidos aos 1mil aqui da UGT, isso mostra que estamos no caminho certo”, contabilizou ele, noticiando que os cursos oferecidos foram transformados em uma plataforma digital que está sendo hoje oferecida aos sindicatos e alunos. A outra notícia, concluiu Richard, foi a criação da página “Vencendo a Crise”, no Facebook, onde os alunos poderão continuar se comunicando, independente das aulas presenciais.


Clique aqui e veja a galeria de fotos


Data: 19/03/2018

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.