Notícia

UGT-RJ homenageia mulheres sindicalistas atuantes no Estado


Nesta quinta-feira, 22, a União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ) inaugurou um painel com as fotos de 20 mulheres que, ao longo de 9 anos de atuação da central sindical no Estado, têm contribuído para o crescimento da entidade. As homenagens não param por aí, pois a central também está expondo os banners com as principais datas históricas de lutas travadas pelas sindicalistas e outros com reivindicações apresentadas nas manifestações de rua e eventos.


A UGT cresceu e se destacou no Estado, chegando à posição de segunda maior central em número de entidades filiadas, e as mulheres têm grande parcela de responsabilidade sobre isso.


Durante plenária realizada no mesmo dia, o presidente da estadual ugetista, Nilson Duarte Costa, parabenizou as mulheres. “A UGT-RJ reconhece a importância das mulheres no crescimento e fortalecimento da central, bem como sua luta pela garantia dos direitos e o empoderamento das mulheres trabalhadoras. Seguimos na luta!”, disse o presidente em mensagem registrada no painel.


Secretária da Mulher da UGT-RJ, Fátima Maria Conceição falou sobre a importância do reconhecimento da luta das mulheres e do preço que muitas vezes se paga pelo enfrentamento às adversidades, lembrando do covarde assassinato da vereadora Marielle Franco.


“Temos pouco motivo pra comemorar por conta do grande número de mulheres mortas neste 2018”, lamentou ela, destacando a homenagem prestada, no painel, à sindicalista Jandira Gonçalves Andrade, diretora do Sindicato da Construção Civil de Duque de Caxias, vitimada por um câncer no ano passado. “Jandira, presente!”, disse o presidente Nilson Duarte, sob aplausos.


Aproveitando a oportunidade, Fátima também convidou a todos para a palestra programada para o dia 30 de abril – Dia Nacional da Mulher – que abordará temas de interesse das mulheres: saúde, segurança e as reformas do governo federal, entre outros.


Sobre as exposições, a secretária da Diversidade Humana da UGT, Ana Cristina dos Santos, chamou a atenção de todos para a importância de cada banner. “Cada um tem uma história de trabalho da UGT”, destacou ela, registrando, ainda, a militância feminina, independentemente, da disponibilidade financeira, mas contando sempre com boas parcerias.


Cristina concluiu, comentando o trabalho conjunto das secretarias da Diversidade e da Mulher o que, segundo ela, serviu de exemplo para que a UGT nacional adotasse o modelo de unidade implantado no Rio para a realização, por exemplo, da Conferência Nacional de Gênero, Raça e Juventude da UGT, reunindo as pastas envolvidas.


Data: 23/03/2018

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.