Notícia

Helton Yomura: diálogo construtivo com centrais e federações será mantido

O novo ministro do Trabalho destacou o legado de seu antecessor, Ronaldo Nogueira, e garantiu a manutenção das ações que já vinham sendo desenvolvidas pelo Ministério.

Foto: Edu Andrade/Ministério do Trabalho/Ascom

Ao elogiar o legado de seu antecessor, deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS), o novo ministro do Trabalho, Helton Yomura, destacou, durante a cerimônia de transmissão de cargo realizada nesta terça-feira (17), na sede do Ministério, em Brasília, a importância do diálogo e das parcerias na condução do Ministério. “O diálogo construtivo com as centrais de trabalhadores e as federações de empregadores foi uma marca do ex-ministro Ronaldo Nogueira, que será mantida”, assegurou.


Segundo Helton Yomura, que foi empossado pelo presidente Michel Temer no último dia 10 de abril, em solenidade do Palácio do Planalto, as ações que já vinham sendo desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho serão mantidas, com ênfase para os serviços efetuados por meio de aplicativos, como Sine Fácil, Carteira de Trabalho Digital e Seguro Desemprego Web. “São ferramentas tecnológicas que facilitam a vida do trabalhador”, salientou.


Modernização – Helton Yomura lembrou também os esforços do ex-ministro – “de forma pacífica e na base do diálogo” – na construção da proposta de modernização da legislação trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado. Segundo Yomura, a retomada do emprego já reflete a modernização trabalhista e a recuperação da economia do país. “A modernização está nos seus primeiros meses. Se, lá na frente, notarmos que alguma coisa precisa ser alterada, vamos reconhecer isso com humildade e propor mudanças, sempre com o objetivo da promoção do trabalho decente no Brasil”, garantiu.


O ex-ministro Ronaldo Nogueira, em seu discurso, abordou resultados obtidos durante sua gestão e agradeceu o apoio dos servidores da pasta. Ele lembrou que assumiu o cargo em maio de 2016, em meio a uma “grave crise institucional e de desemprego” vivida pelo país. “Eram momentos difíceis, mas os resultados foram obtidos graças ao empenho dos servidores do Ministério do Trabalho. São resultados que podem ser sentidos pelo conjunto da sociedade”, afirmou.


Atendimentos – O secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, também destacou os impactos positivos das ações do Ministério nesses quase dois anos, citando o Sine Fácil, a Carteira Digital e a escola do Trabalhador. “O Sine Fácil superou em mais de 300% os atendimentos presenciais de trabalhadores”, enfatizou, referindo-se ao número de mais de 1 milhão de downloads do aplicativo.


A cerimônia de transmissão de cargo contou com a presença de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que salientaram a importância da cooperação com o Ministério do Trabalho. Servidores do órgão e parlamentares do Congresso Nacional também participaram da cerimônia. “O ministro Helton Yomura vai deixar um legado de muito trabalho, para uma mudança cada vez maior do cenário no país, em defesa do emprego e do trabalhador”, disse a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), representando o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson.


Fonte: blogedgarslisboa com Ascom Ministério do Trabalho


Data: 24/04/2018

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.