Notícia

Plenária ugetista discute as mudanças da contribuição sindical


Nesta terça-feira, 19, os ugetistas do Rio de Janeiro se reuniram em mais uma plenária mensal. Em pauta, o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo dia 28, da constitucionalidade das mudanças no recolhimento da contribuição sindical.


A reunião foi conduzida pelo presidente interino da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), Manoel Martins Meireles, que pediu o apoio de todos para a eleição de candidatos comprometidos com os trabalhadores. “Vamos escolher pessoas que nos representem de fato”, disse Meirelles, enfatizando a necessidade de união de todos os sindicatos filiados em prol do fortalecimento político do movimento sindical.


Diretor Jurídico da UGT-RJ e membro do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceterj), Cláudio Rocha lembrou que os trabalhadores têm a menor bancada na Câmara dos Deputados, o que enfraquece o poder de defesa de seus interesses. Ele ratificou a fala de Meirelles, reforçando a ideia de que a conquista de espaços políticos dependerá da união e envolvimento de todos (familiares, funcionários, amigos e grupos sociais).


Convidada pelo presidente Meirelles para compor a mesa da plenária, a presidente do Sindicato do Trabalhadores e Profissionais de Turismo (Sintur), Maria Rosalina Gonçalves (Rosa) revelou-se bastante animada com o julgamento do STF, na próxima semana. Ela falou sobre o recente despacho do ministro do Supremo, Edson Facchin, destacando que um dos fatores que determinam a inconstitucionalidade das mudanças na contribuição sindical é a renúncia fiscal. “Imposto não pode ser opcional”, afirmou ela taxativa, lembrando que parte do imposto financia o auxílio desemprego e que por isso o governo também é beneficiado com o recolhimento.


As estratégias para a sobrevivência das entidades filiadas, afetadas com as alterações impostas pela reforma trabalhista, também foi tema da plenária que, como de hábito, deu voz a todos os ugetistas para falarem sobre os mais diversos assuntos.


Data: 20/06/2018

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.