Notícia

SindMestres recebe amigos para café da manhã com pré-candidato Nilson Duarte


O Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos (SINDMESTRES) recebeu, nesta terça-feira, 10, diretores, amigos e funcionários para um café da manhã com o pré-candidato a deputado federal Nilson Duarte.


Uma iniciativa do diretor presidente Valter Ramos, o encontro teve como objetivo apresentar o sindicalista como uma opção de voto consciente nas eleições de outubro. "É gente da gente. É preciso darmos nossa contribuição para que tenhamos pessoas que nos representem no Congresso", propôs Ramos, falando da importância da renovação das casas legislativas. "Se conseguirmos mudar 20% dos parlamentares, já estaremos ganhando", sinalizou ele, passando a palavra ao pré-candidato.


Presidente afastado da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ) e do Sindicato da Construção Pesada (Sitraicp), Nilson Duarte se apresentou, falando, de imediato, do quanto relutou em aceitar o desafio de concorrer a um cargo político e sobre a indicação de seu nome por lideranças do movimento sindical.


Pela moralização do Congresso


"Contrariando a família, decidi, com o apoio de amigos, entrar na vida política pela primeira vez, vendo nela uma grande possibilidade de contribuir para uma mudança efetiva no atual cenário político brasileiro”, disse ele.


Nilson narrou sua trajetória no Movimento Sindical no Brasil e no exterior e sua relação com organismos importantes como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Da mesma forma, sobre as bem sucedidas manifestações por ele conduzidas, através do sindicato, que resultaram em conquistas para os trabalhadores das obras do Maracanã, do Metrô e do Engenhão, entre outras.


O pré-candidato destacou sua participação no movimento popular pela moralização do Congresso que recolheu cerca de 2,5 milhões de assinaturas. “É preciso que aconteça uma mudança radical no Congresso”, enfatizou ele, reafirmando sua vocação política sindical, adquirida ao longo de 35 anos de atuação nos movimentos de defesa dos interesses da classe trabalhadora.


Demandas do setor


Nilson enfatizou a necessidade de maior engajamento político da população em geral. “O brasileiro é o melhor povo de todo o mundo, mas, infelizmente, somos muito pacíficos”, lamentou ele. “Uma andorinha só não faz verão. Por isso, conto com vocês para que, juntos, possamos promover mudanças necessárias e desejadas”, enfatizou ele, falando de sua relação com o SINDMESTRES, do quanto tem aprendido sobre o setor de portos e vias navegáveis, sobre a empatia e amizade com o presidente Valter Ramos e da relevância de sua atuação junto à UGT.


“Valter representa o setor de portos e vias navegáveis em nível nacional”, explicou ele para o auditório que, lotado, aproveitou a oportunidade para apresentar algumas demandas do setor; entre elas, o descumprimento da Resolução Normativa 72/2006 que regulamenta a atuação de profissionais estrangeiros a bordo de embarcações ou plataformas estrangeiras.


Oficial da Marinha Mercante, Rodrigo Cintra ratificou a argumentação de Nilson Duarte acerca da importância do fortalecimento da representação dos trabalhadores no Congresso. “Há sindicalistas e sindicalistas”, afirmou ele, parabenizando o pré-candidato pelo interesse nas questões que envolvem os trabalhadores e sugerindo que os mesmos façam uma autoanálise antes de votar.


Cintra também destacou a falta de valorização dos profissionais. Na opinião dele, falta entendimento, um conhecimento maior da dinâmica do setor, do ingresso do moço até o oficial. “Do contrário, não haverá unicidade”, enfatizou ele, categórico, afirmando que esta é uma discussão que deve partir dos trabalhadores, apesar de as decisões estarem em instâncias superiores.


Valter Ramos, então, o convidou para uma nova reunião com uma abordagem sobre o tema, passando, ainda, que questão da NR 72 . O diretor presidente encerrou a agenda apresentando a sindicalista Ana Cristina dos Santos, secretária da Diversidade Humana da UGT. Ela justificou a ausência do pré-candidato a deputado estadual, Romério Duarte, presidente afastado do Sindicato do Asseio e Conservação de Niterói, disponibilizando-se para o agendamento de um outro encontro.


Fonte: Comunicação SindMestres


Data: 11/07/2018

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.