Notícia

1ª Corrida SINDEAC de garis reúne trabalhadores de BH na Pampulha


Idealizada pelo SINDEAC, a 1ª Corrida de Garis foi realizada na orla da lagoa da Pampulha, região norte da Capital Mineira, no dia 20 de dezembro de 2015, e contou com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur e supervisão técnica da Federação Mineira de Atletismo.


A competição foi pensada pelo SINDEAC como forma de promover a valorização dos garis, dar visibilidade à categoria e promover o congraçamento entre eles. E, também, homenagear Belo Horizonte em seu mês de aniversário e demonstrar o apoio do sindicato à candidatura da Pampulha ao título de patrimônio cultural da humanidade.


Participaram cerca de 300 competidores. Além de garis da capital mineira, estiveram presentes trabalhadores da limpeza urbana de outros estados, representados pelos sindicatos: SINDIASSEIO de CONTAGEM, SIEMACO RIO DE JANEIRO, SIEMACO SÃO PAULO, SIEMACO PARANÁ, SEACONS GOIÁS e, ainda, a FENASINAJ (CHILE).


A corrida foi disputada na distância de 10k, com a participação de atletas de ambos os sexos, a partir de 18 anos. Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberam troféus e prêmios. O primeiro colocado ganhou uma moto. O segundo e o terceiro, uma bicicleta.


Eles subiram ao pódio


Na categoria masculino, os atletas de São Paulo, representados pelo SIEMACO SP, abocanharam as três primeiras posições. Com o tempo de 29 minutos e 33 segundos, Ivanildo Dias de Souza sagrou-se campeão, seguido por Johnatas de Oliveira Cruz (tempo de 31 minutos e 8 segundos) e Marcos Francisco da Silva (tempo de 31 minutos e 35 segundos).


Entre as mulheres, a carioca Daiana Martins Pereira Barbosa, do SIEMACO RJ, sagrou-se a campeã, com o tempo de 52 minutos e 12 segundos. A segunda posição ficou com Cláudia Alves Rodrigues Barreto, do SINDEAC (tempo de 56 minutos e 3 segundos), seguida pela paulistana Maria Belmira dos Santos Almeida (tempo de 01 minuto e 01 segundo).


Vencedores do SINDEAC


Além dos campeões gerais, o SINDEAC também homenageou os garis de Belo Horizonte que se sobressaíram na corrida. Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino voltaram para casa com troféu e uma bicicleta.


Entre os homens, Carlos Gomes dos Santos, com o tempo de 33 minutos e 50 segundos, ficou em primeiro lugar (sexto na classificação geral). A segunda colocação foi para Denis Vieira dos Santos (tempo de 34 minutos e 54 segundos), e a terceira para Reginaldo Damasceno Santos (tempo de 34 minutos e 55 segundos).


Sorteio de bicicletas


Como forma de incentivo àqueles que não chegaram nas primeiras colocações, o SINDEAC sorteou, após a premiação dos campeões, 12 bicicletas entre os atletas de Belo Horizonte representados pelo sindicato.


O mesmo fez o SINDI-ASSEIO de Contagem, presidido pelo secretário de Assuntos Jurídicos da UGT-MG, Leonardo Vitor Siqueira Cardoso Vale.


“O objetivo é que eles ficassem felizes. Se eles estão felizes, imagina eu. É a primeira vez que promovemos a corrida e sempre fica a preocupação se vai ou não dar certo. Para minha surpresa o evento foi muito prestigiado, não apenas pelos trabalhadores da limpeza urbana, como também pelo prefeito de Belo Horizonte, secretários municipais, deputados e delegações de outros estados e até mesmo do Chile”, disse o presidente do SINDEAC, Paulo Roberto da Silva.


Para o presidente do SINDI-ASSEIO, Minas Gerais, mais uma vez, mostra seu pioneirismo e esse é um evento que chegou para ficar. “Reunimos trabalhadores da limpeza urbana de vários estados nessa corrida que, na verdade, é mais uma confraternização do que competição. O que a gente busca é valorizar os trabalhadores e melhorar as condições de vida deles e de suas famílias”, disse Leonardo.


Evento no calendário anual


Diante do sucesso da iniciativa, Paulo Roberto informou que a corrida será, a partir de agora, anual. Em 2016 a data está pré-agendada com a prefeitura de Belo Horizonte para o dia 11 de setembro. Haverá também uma competição em nível nacional, em local e data a serem confirmados. A ideia é reunir garis dos vários estados brasileiros e torná-lo também oficial e anual.


O prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, esteve presente na 1ª Corrida Sindeac de Garis e participou da premiação dos vencedores. Segundo ele, é preciso que a população, que já tem um carinho muito grande com os trabalhadores da limpeza urbana, os valorize cada vez mais. “Temos aqui, hoje, uma categoria mostrando que é preciso ter capacidade física para exercer essa profissão com a participação, inclusive, de vários maratonistas. Parabenizo o sindicato por esta bela iniciativa”, declarou.


Fonte: UGT Minas Gerais


05/01/2016

TV UGT-RJ


Jornal UGT-RJ

Filie-se a UGT-RJ

Projeto Inclusão Digital

Cartilhas UGT-RJ


Visitantes

Contador de Acesso - Contador de visitas

Rádio Web Fire FM

Endereço: Rua Camerino, 128 7ºAndar, Centro - Rio de Janeiro, Cep: 20080-010

Telefone: (21) 2223-2656
Telefone: (21) 2223-7849
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados UGT RJ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.